segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Para todas as cores, feliz Natal


And so happy christmas
For black and for white
For the yellow and red one
Let's stop all the fight
John Lennon, Happy Xmas (War is Over) 

Basta chegar dezembro, e todos os meios de comunicação se reúnem um um só coral. Jornais da manhã, tarde e noite, impressos e online, revistas masculinas, femininas e infantis: é hora de promover e explodir o consumo, esvaziar as prateleiras, maximizar o lucro e manter o status-quo de sociedade do capital. É preciso abarrotar o carrinho, mesmo que não seja necessário.

Mas, esperem um pouco: estamos falando de que mesmo? parece que o mundo moderno (e seus meios de comunicação em massa) se esquecem cada ano mais da essência do mês de dezembro. Eu não sou cristão praticante, e quem sou eu pra fazer apologia a qualquer religião que seja; sou a favor das liberdades democráticas - inclusive a religiosa. Respeito toda e qualquer forma de manifestação nesse sentido, inclusive a manifestação legítima daqueles que não têm religião.

Entretanto, há uma implicação histórica neste final de dezembro, reconhecida por todos: é Natal. É a simbologia do nascimento de Jesus Cristo, um dos maiores profetas da história da humanidade. E por mais que ateus, agnósticos e afins duvidem, há valores humanos que o tempo não apagou, motores de um certo equilíbrio social, cada vez mais importante em tempos tão belicosos.

Que o Natal relembre aos esquecidos que ainda existem fé, solidariedade, humildade e amor. E que essas percepções não são religiosas, mas individuais. Que a humanidade perceba tais valores, a tempo de evitar mais guerras, em nome da paz.

Que o amor sobreviva. Um feliz Natal a todos!

EQUIPE HIPERTEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário